Salute - aluguel de material para festas e eventos Meu Orçamento
home | Dicas

Dicas

Etiqueta e serviços

A nobreza francesa criou as primeiras regras de etiqueta sobre como servir e orientação do comportamento social. Essas normas tinham padrões rígidos que vêm mudando e se adaptando através dos séculos. Hoje, um grande erro que um anfitrião pode cometer é, justamente, querer impor regras rígidas. Deve-se partir do princípio de que as pessoas não são obrigadas a saber tudo e, a partir desse conceito é possível oferecer requinte e sofisticação com mais liberdade.

O importante é conhecer os tipos mais comuns de serviços e maneiras de receber e seguir esses parâmetros com bom senso. Para quem não está acostumado com as regras de hotelaria, colocamos a seguir um resumo de cada tipo de serviço. Acompanhe:

  • Francesa: normalmente utilizado em eventos muito requintados. Neste serviço, o prato vazio é colocado pelo lado direito do cliente, depois, o garçom apresenta a travessa ao cliente pelo lado esquerdo. Apoiando a travessa sobre a mão esquerda, o garçom a oferece ao cliente com os talheres de serviço. O cliente pega os talheres de serviço e serve-se, colocando os alimentos no seu prato.
  • Inglesa: normalmente utilizado em eventos por ser mais ágil. Pode ser direto ou indireto. No inglesa direto, o garçom coloca o prato vazio pelo lado direito do cliente e em seguida apresenta a travessa pelo lado esquerdo, servindo os alimentos com a ajuda de um “alicate” formado por um garfo e uma colher. Já no serviço inglesa indireto, o garçom apresenta a travessa ao cliente pelo lado esquerdo. Em seguida, coloca a travessa sobre uma mesa de apoio ( guéridon) e monta o prato. Em seguida, pelo lado direito, o garçom retira o prato vazio que está à frente do cliente e, pelo mesmo lado direito, serve o prato montado.
  • Serviço à americana: muito utilizado atualmente pelos buffets e hotéis pela racionalidade do trabalho. Neste serviço, é montado um buffet ou balcão com uma variedade de pratos. Os clientes vão até este ponto, e servem-se à vontade. Em seguida, dirigem-se às suas mesas ou, em alguns casos ficam em pé. Nesse caso, o trabalho do garçon é basicamente o de servir bebidas.
  • Serviço franco-americano: serviço que permite também agilidade, utilizado em almoços e jantares. São servidos à mesa a entrada do prato principal , bebidas e sobremesa. O prato quente é disposto em um buffet (balcão) onde são colocados réchauds, e os alimentos são servidos ao cliente com a ajuda de garçons posicionados neste buffet.

Flores, frutas, cores e arranjos

Alguns componentes da decoração contribuem para dar o tom do evento. O uso das cores é um item que traduz a "essência" de um acontecimento, elas estão nas flores, frutas, toalhas e louças. Para saber escolher, dosar e combinar é necessário conhecer significado de cada cor e o impacto que podem causar ambiente. Confira:

  • Vermelho: é o matiz mais dramático que existe. Transmite energia e tem visualização rápida, pode surtir um belo efeito, por isso deve ser utilizado com moderação. As flores mais utilizadas com essa cor são as rosas, tulipas, crista de galo e tulipa, cravo e gerbera.
  • Laranja: tem quase a mesma intensidade do vermelho, transmite otimismo e alegria. Duas flores com essa cor são muito utilizadas atualmente, o girassol e o lírio.
  • Rosa: ideal para dar um ar romântico à ocasião, traz suavidade ao ambiente, excelente para casamentos. As flores mais usuais nessa cor são: rosa, amarílis, dália, angélica e peônia
  • Amarelo: transmite a idéia de riqueza afinal, é a cor do ouro. Ligados a ela sentimentos de força e entusiasmo trazem positivismo ao ambiente. Lírios, narcisos, girassóis, crista de galo, palmas são as flores que mais se prestam às decorações.
  • Verde: essencial em qualquer arranjo, é uma das cores que mais lembram harmonia e paz.. São inúmeras as plantas que se prestam à decoração, entre elas, as dracenas, cipestres, eucalíptos, samambaias, avencas, etc.
  • Azul: leva otimismo e esperança ao ambiente e as flores mais comuns nas decorações são: jacintos, papoulas, agapantos, etc.
  • Branco: indispensável até mesmo para compor um arranjo com outras cores, é a cor da paz. Copos de leite, rosas, lírios, boca de leão e orquídeas dão vida e harmonia às outras flores do arranjo.