24  de Maio – Dia Nacional do Café

24 de Maio – Dia Nacional do Café

25 de maio de 2019 0 Por admin_blog

O Dia Nacional do Café é celebrado em 24 de maio no Brasil.

Esta data homenageia uma das mais deliciosas paixões nacionais: o café!

O Dia Nacional do Café é comemorado entre os brasileiros desde 2005, quando foi incluído no Calendário de Eventos do Brasil por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC.

No Brasil, o Dia do Café relembra o início das grandes plantações cafeeiras no país, responsáveis por representar um importante período histórico para o desenvolvimento da economia e sociedade brasileira.

De acordo com dados da ABIC, aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café. Seja ele carioca, cappuchino, expresso ou americano… O café é sem dúvidas um “queridinho” no país.

Curiosidades sobre o café

  • Quando consumido com moderação, o café pode ser um importante aliado para aumentar os níveis de concentração;
  • O café é a segunda bebida mais consumida no mundo (em primeiro lugar está a água);
  • A cafeína (nas doses certas) ajuda a evitar a depressão e o mau humor;
  • A borra de café pode ser usada como adubo para plantas;
  • Acredita-se que o café surgiu por volta do século IX, na Etiópia.

Qual o melhor café?

O melhor café é aquele que a pessoa mais gosta. Existem cafés para todos os gostos e bolsos.  Uma boa forma de descobrir qual o melhor café é fazer um teste comparativo.

  • Compre duas embalagens pequenas (250 gramas) de duas marcas diferentes. Prepare os dois simultaneamente. Coloque um em cada xícara e primeiro sinta o aroma, aproximando o nariz da borda. Em seguida, prove o primeiro e sinta o paladar, o corpo. Depois tome um gole de água (para limpar a boca), e experimente a segunda xícara e compare os dois.

    Assim fica muito fácil saber qual é o café que mais lhe agrada e você pode descobrir ainda se gosta de café com torra mais escura, ou com torra mais clara; se gosta de café mais encorpado ou menos encorpado, e assim por diante.

  • Crédito – Wikipedia e Icalendarr